4 DICAS DE COMUNICAÇÃO PARA O DIA DAS MÃES
Como utilizar a comunicação com estratégia e criatividade para alcançar o público da segunda data mais movimentada do comércio de varejo no Brasil
A segunda melhor data de vendas para o varejo, comumente perdendo apenas para o natal, o DIA DAS MÃES, é uma grande oportunidade para o empreendedor investir tanto na comunicação geral, seja ela em ruas, mercados e shoppings, quanto no próprio ponto de venda. Isso vai atrair mais clientes e gerar retornos expressivos para a empresa, atendendo a demanda já existente e conquistando novos cliente a cada ano. Para ter um bom resultado de vendas, alguns cuidados e detalhes são imprescindíveis.
Confira aqui 4 dicas que separamos pra você ampliar suas vendas no período:
- Campanha
No dia das mães é essencial apostar em dobro no seu material de divulgação e comunicação visual, criar campanhas atraentes e que sejam pensadas tanto para conquistar as mães quanto atrair os filhos. Ensinando a equipe como não empurrar qualquer mercadoria, mas ouvir o que o cliente precisa e tentar encontrar a melhor opção para que ele acerte no presente.
Além de ser muito importante que seja uma mensagem possível de ser usada para divulgação dentro e fora da loja, tendo em mente que toda a experiência visual que você oferece ao cliente será importante para realizar a venda.
E não se esqueça de dar uma atenção especial às redes sociais, elas são um dos grandes canais de divulgação, então abuse do poder que o engajamento e compartilhamento trazem para o seu varejo, e aproveite que mães e filhos estão nelas para criar campanhas especiais.
2. Estratégia
É preciso que você tenha muito bem definido quais são seus objetivos e como será a sua estratégia de comunicação. Não é simplesmente mandar imprimir vários adesivos e banners e pronto, é necessário traçar um caminho.
Tornando-se necessário que você saiba onde quer chegar e como fará para chegar lá, definindo público-alvo, tom da comunicação, oferta, que tipo de material irá conversar melhor com seu cliente, etc.
- Elementos essenciais
Alguns elementos específicos relacionados a chamada de atenção das mães não podem ser ignorados, entre eles estão as cores femininas, imagens que retratam mães e filhos juntos, desenhos feitos por crianças, e muitos outros que retratem emoções, carinhos, e memórias que se relacionam a uma mãe. Tudo isso, apesar de ser clichê, se combinado e utilizado de forma criativa, acerta em cheio o coração do cliente.
Como detalhes gráficos, use fontes cursivas, que fortalecem a feminilidade nas artes, mas de forma moderada, e desde que sejam fontes que combinem entre si.
Ideias como essas são bastante comuns, mas que não falham quando o objetivo é se comunicar com seu público no Dia das Mães, uma vez que o cliente já está mais propenso a ser impactado com mensagens com conteúdos mais carinhosos.
- Itens de divulgação
Há diversos tipos de materiais que podem ser utilizados na comunicação visual do seu PDV. Entenda qual a sua estratégia e qual espaço você tem disponível para se comunicar com os seus clientes, e escolha os materiais que serão mais relevantes para sua empresa:
Adesivos (para vitrines e gerais), totens, lona suspensa, placas, brindes para ações promocionais, displays, testeiras, gôndulas, banners e muitos outros, são exemplos de materiais que podem ser usados em PDVs e locais externos e que farão toda a diferença nas compras de dia das mães.
Com dicas imprescindíveis e boas ideias para explorar todo o potencial comercial do dia das mães, mesmo faltando poucos dias, ainda dá tempo de agir e fazer uma campanha incrível para alcançar seus objetivos.
Referências