As impressoras de grande formato utilizadas hoje em dia, permitem uma vasta gama de aplicações dos mais variados tipos, desde os clássicos outdoors e banners até sinalizações específicas e personalizações.

Saiba um pouco mais sobre as novidades em aplicações para impressão digital:

Os Banners são as bandeiras coloridas que resistem ao teste do tempo e da temperatura. Comunmente produzidos por equipamentos solventes ou eco solventes, juntamente com os Outdoors e outras impressões de tamanho maior como os PDVs, são o ganha pão básico da indústria dos grandes formatos. A produção de Personalizados como rótulos e adesivos específicos está interligada também ao Envelopamento de veículos , e a Adesivação de locais como por exemplo portas e janelas. Também são produzidos em sua maioria por impressoras com pigmentos de base solvente.

A Sinalização, como por exemplo placas e indicadores é um outro item indispensável em locais públicos, ou até mesmo em alguns locais privados, raramente podendo ser substituída por elementos digitais. As impressões de hoje estão decorando até mesmo  pisos, azulejos, mesas e têxteis residenciais, resultando em espaços bonitos e exclusivos em um evento ou ainda em escritórios, shoppings e áreas de hospitalidade.

Mas e se as tendências de mercado para o futuro parecem afetar toda essa gama de produção?  Com a substituição dos impressos por tecnologias digital e uma mudança radical na forma como os profissionais de marketing alcançam seus consumidores?

É preciso pensar fora da caixa, criando projetos que  façam as pessoas pararem, rirem e considerarem até tirar uma foto para compartilhar nas mídias sociais? A impressão digital pode ajudar a estabelecer canais de comunicação únicos e contemporâneos para publicidade indoor e outdoor, assim como para uma simples decoração.

Um projeto de impressão digital só pode ser efetivo à medida das ideias criativas que estão por trás dele. A mensagem deve ser entregue sem dizer, mas é muito comum ver campanhas de projeto em grande formato que não exploram de fato as oportunidades únicas que a impressão digital pode oferecer aos designers.

Para uma campanha perfeita impressa digitalmente, designers e donos de marcas devem abandonar seus antigos hábitos da impressão analógica e começar a pensar em uma forma nova e digital. Isto não é tão diferente das mecânicas de publicidade online. Aplicações de QR codes, Bluetooth e Realidade Aumentada inseridas em um item de embalagem, dislplay ou pôster impressão,  digitalmente pode ser usados para iniciar uma interação com usuários de smartphone e até mesmo estabelecer um canal de relacionamento. Com as compras online tornando-se mais comuns, a embalagem personalizada ou interativa será um dos poucos canais táteis voltados a atingir muitos consumidores.

Por fim, mas não menos importante, a escolha dos materiais certos também exerce grande influência, a tecnologia moderna de impressão inkjet pode imprimir em quase qualquer superfície: papel, uma grande variedade de banners, foils e auto-adesivos, têxteis, vidro e até mesmo substratos diferenciados como folhas de metal e placas de madeira.

Se você for cliente da Amazon ou comprar produtos de outra loja on-line por exemplo, não é necessário que um especialista de mercado lhe diga que a produção de caixas de papelão ondulado está crescendo cada vez mais. Elas oferecem espaço publicitário e a tecnologia digital facilita a colocação de anúncios coloridos atraentes e personalizados.

Finalizando com esse exemplo e todos os pontos que foram elencados até aqui, podemos concluir que as novas tecnologias e o mundo do consumo digital chegaram para impulsionar o mercado da impressão de grandes formatos, se em parceria planejados da maneira correta,  gerando assim lucros e oportunidades de produção para os dois ramos.

Referências: 

www.grandesformatos.com

www.fespabrasil.com.br

Comments

comments