O Meio Ambiente e o Mercado da Comunicação Visual

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O Meio Ambiente e o Mercado da Comunicação Visual

Qual a importância da Comunicação Visual Sustentável e como Otimizá-la para Ajudar o Meio Ambiente

Uma produção sustentável é definida como a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços das melhores alternativas possíveis para minimizar impactos ambientais e sociais, voltada para o uso consciente dos recursos envolvidos. Preocupação essa que cresce a cada dia e tem acarretado em diversas mudanças de rotinas nas mais variadas áreas, afinal estamos cuidando da nossa própria casa que é o planeta, e esses cuidados devem estar presentes no protocolo de qualquer empresa.

No mercado gráfico, vemos a oportunidade de utilizar produtos sustentáveis, por exemplo, no  papel escolhido, nos tipos de tintas, nos adesivos, colas e selantes indústriais. No post de hoje vamos elencar quais atitudes de mudança podem ser tomadas e escolhas que podem ser feitas para que o seu processo de produção seja favorável ao meio ambiente.

Papel

Em primeiro lugar é preciso saber sobre o papel que vai ser utilizado. Conhecer e dominar bem os formatos de papel para otimizar seu uso tanto pode significar sobra de orçamento no final do projeto quanto uma ajuda e tanto à ecologia. Sua economia é muito importante para a impressão gráfica sustentável, mas nem sempre designers, arte finalistas ou os próprios prestadores de serviços gráficos se preocupam ou tem conhecimento disso.

Apesar da indústria gráfica há muitos anos buscar pelo melhor aproveitamento do produto, para sustentabilidade e economia de papel é o designer gráfico que define o melhor formato de arquivo fechado para a produção das chapas, sendo assim o papel é melhor aproveitado quando puder ser replicado dentro do formato, pois medidas fora do padrão geram um desperdício que, embora pareça pequeno a princípio, quando multiplicado pela quantidade de cópias perdias, fica imenso. A grande dica nesses casos é procurar firmar uma parceria com os profissionais da gráfica e seguir a sua orientação e relação aos melhores cortes e formatos, conhecendo de perto e visualizando no local, fica muito mais fácil fazer projetos de forma sustentável sem qualquer perda.

Existe ainda a alternativa do papel reciclado, ele ainda sofre um pouco com o preconceito, mas sua principal vantagem é impacto ao meio ambiente. Para se ter ideia, 1 tonelada de papel reciclado salva 22 árvores, economiza 75% da energia elétrica e ainda é 74 % menos poluente do ar. Antigamente o preço era bem superior ao do papel comum, mas hoje ele já está bem mais acessível, e muitas empresas já começaram a produzir com um olho no consumidor e outro no meio ambiente, encontrando um equilibrio entre os dois.

Tintas

Dentro do enorme universo das tintas para impressão de grandes formatos, encontramos eco solventes, solventes, UVs, tintas à base d´água e muitas outras. Entretanto, nem sempre é necessário gastar mais para deixar de poluir, é preciso gastar bem e encontrar tecnologias menos agressivas dentro das possibilidades existentes.

Impressão com tintas a base d’água, por exemplo, resultam em alta resolução, vasta opção de materiais para aplicação no PDV e custo acessível. As tintas UVs permitem imprimir com boa resolução, nem perto da opção anterior, mas visivelmente bonita, com média velocidade e custo acessível aos quesitos do mercado.

A impressão tintas eco solventes não chega a ser tão ecológica quanto as anteriores, mas é bem menos agressiva que a opção solvente. As tintas eco solvente apresentam excelentes possibilidades de qualidade sob os substratos, afetam pouco ao meio ambiente e permitem uma boa base de custo benefício, se tornando uma das boas opções para trabalhar a Impressão Digital no PDV.

Já é possível encontrar em feiras e lojas do ramo preços de tintas UV e Eco Solventes extremamente acessiveis, o que permite ao Impressor digital oferecer opções ecologicamente corretas a seus clientes.

Adesivos, colas e selantes

Hoje em dia já há alguns órgãos e organizações no mercado responsáveis pela avaliação da sustentabilidade de um produto. Como é o caso de alguns adesivos de produção e selantes, que já possuem a certificação LEED, que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, com foco na sustentabilidade, a emissão do selo LEED é realizada pela Green Building Council (GBC).

Colas atóxicas também estão sendo cada vez mais solicitadas e a maioria delas atendem as especificações da American Society for Testing and Materials (ASTM), órgão que desenvolve normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços.

Lançar mão de alternativas ecologicamente corretas, de respeito ao meio ambiente, são uma preocupação urgente, nos mais variados âmbitos da sociedade. Já é tempo de que todas as empresas assumam a responsabilidade da sustentabilidade e a comunicação visual sustentável é um tópico que deveria ser preocupação de todos, já que é um serviço do qual todos, em algum momento já fizeram uso. Seja você cliente ou gráfico, é sempre importante pensar na saúde do planeta em que vivemos e em qual estado vamos deixá-lo para as próximas gerações.

Referências 

www.grandesformatos.com

www.displaybrasil.com.br

blog.nucleopino.com.br

grupocopystar.com.br

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