Conheça o mercado de Comunicação Visual e Impressão Digital

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Com o intuito de compartilhar o nosso conhecimento sobre Comunicação Visual de Grande Formato, pausamos nossos posts de seguimentos específicos para falar sobre o mercado em geral. Introduzindo para queles que desejam ingressar no ramo os conhecimentos de quem já trabalha na área.

Antes de começar a falar sobre Comunicação Visual, vamos relembrar como ela surgiu e porque atrai a atenção dos investidores a cada dia.

O processo de impressão já tinha sido iniciado na China há mais ou menos 14 séculos, mas foi em 1455 que o Alemão Johannes Gutenberg aprimorou e revolucionou a história da comunicação visual, através da realização da técnica de impressão em moldes, podendo ser feita em quantidade, bem mais resistente, durável, realizada de forma mais rápida e eficaz.

Para você que está pensando em ingressar nesse mercado, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer um pouco sobre as suas principais áreas e saber como elas funcionam.

 

AS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO MERCADO:

Grandes formatos

A impressão de grande formato cresceu em uma taxa astronômica durante a última década, principalmente porque ela pode lidar com uma gama crescente de aplicações, assim como impressoras, tintas e substratos. Proporciona também melhor acabamento, mais vivacidade em cores e formas e pode ser utilizado em diferentes materiais como o PVC, papelão, acrílico e tecidos especiais.

Algumas opções de grandes formatos incluem: banners, adesivos para paredes, vidros e automóveis, outdoors, sinalizações, feitas por máquinas solvente ou eco solvente.

Sublimação – Têxtil e Brindes

A principal forma de impressão de médio formato para personalização é a sublimação, que se dá por meio de uma impressora a jato de tinta adaptada com um bulk ink, que utiliza tinta a base de água.

Nas impressoras de sublimação a imagem é impressa no papel sólido, quando aplicado calor e pressão, ela se transforma em vapor e é transferida para o produto final , que pode ser feito dos mais diversos materiais, entre eles: tecidos sintéticos, canecas, pratos, vidro, metal, entre outros.

Elas facilitaram e revolucionaram o mundo da estamparia, aliando tecnologia à precisão, alta qualidade e produção.

A impressão direta, por sua vez, é feita diretamente nos tecidos e trabalha em sua maior parte com tecidos como seda e algodão, que precisam de tratamento pré e pós uso, por isso, se torna um processo um pouco mais completo e caro que o processo de sublimação

Personalização

A impressão UV, a mais recente técnica do ramo da comunicação visual, recebeu esse nome porque, diferente das tintas convencionais, tem a secagem feita pela emissão da luz ultra violeta, permitindo que os produtos impressos sejam tocados e manuseados quase imediatamente. É um processo que permite ter como resultado alta qualidade de imagem, e uso de diversos substratos como : PVC, vidro, plásticos, papéis e MDF.

Uma vez que a secagem da tinta é instantânea, isso também faz com que elas tenham melhor definição e cores mais vivas, por serem feitas por substâncias especiais, proporcionando assim reproduções rápidas, com detalhes delicados e precisos, além de não agredirem o meio ambiente.

Placas em Inox

Por fim, mas não menos importante, a máquina de gravação e corte a laser vem ganhando cada vez mais seu espaço no ramo da personalização, permitindo a realização de cortes precisos milimetricamente em diversos materiais, se destaca mais nos que utilizam a madeira e MDF como matéria prima.

O mercado da impressão digital está em constante crescimento e segue a tendência do crescimento para os próximos anos. Entre as áreas que mais crescem estão a personalização e a sublimação têxtil.

Sendo assim, o mercado proporciona diversas oportunidades para que você identifique a melhor forma de investir o seu dinheiro e abrir um novo negócio nesta área.

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