PERSONALIZAÇÃO DE EMBALAGENS

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Personalização de Embalagens e PDV

Utilizada em larga escala em projetos de comunicação visual nos pontos de venda, principalmente por ser um processo ágil que permite alto custo benefício, a impressão digital de grandes formatos continua inovando dia após dia em tecnologia, para apresentar soluções cada vez mais surpreendentes.

Há aproximadamente 5 anos atrás, as estratégias de merchandising nos pontos de venda necessitavam de várias manobras na produção gráfica para criar materiais diferenciados para displays, totens, wobbler ou qualquer outro tipo de formato, e que além de tudo chamassem a atenção do consumidor.

Os equipamentos gráficos analógicos e de formatos pequenos, uma baixa variedade de substratos disponíveis para impressão, e a quantidade de tiragens mínimas necessárias, acabavam encarecendo muito os projetos e restringindo a inovação de formatos e materiais dos impressos.

Nos dias de hoje, por sua vez, a tecnologia digital revolucionou e movimenta cada vez mais o mercado da impressão gráfica, com a sofisticação e a evolução dos equipamentos é possível criar novos formatos de materiais de PDV com mais facilidade, alta qualidade e resolução, potencializando assim os resultados e o efeito da peça final.

Já é possível, por exemplo, imprimir algo em um MDF cru, mantendo o aspecto da madeira intacto  com a tecnologia UV, que possibilita impressão direta no material, em baixa tiragem com rapidez e preço acessível ( já que não se tem mais custos com fotolitos, telas e etc., que eram considerados no passado). Com toda essa facilidade, a integração entre mídias digitais, impressão de displays e sinalização devem marcar presença em mais projetos de comunicação visual.

Para complementar a praticidade que as inovações tecnológicas nos trazem, também é preciso ter o cuidado de analisar a criatividade do fornecedor. Para atender a demanda, eles também estão inovando o portifólio. Um exemplo disso são as aplicações de LED nos backlights de PDVs, com a estrutura metálica e a iluminação vinda de dentro a comunicação ganha evidência e melhores acabamentos.  De quebra, a utilização de corte a laser ou router para o acabamento dos materiais de ponto de venda também são outra tendência observada, principalmente na decoração de vitrines.

Produção e Impressão de Embalagens

Na opinião de muitas empresas do seguimento, a tendência da produção de embalagens está migrando cada vez mais para a impressão digital, e a maior razão dessa tendência é que essa tecnologia permite que sejam desenvolvidas embalagens customizadas e personalizadas, que são mais propensas a atrair os clientes em menos de meio segundo, ponto importante levando em consideração o fato de que as embalagens ja tem pouco tempo para chamar a atenção dos clientes.

Mas além do motivo citado acima que é o predominante, essa migração também tem outras 3 razões:

1- Unidades de manutenção de estoque: A enorme variedade de produtos disponíveis em lojas e supermercados hoje em dia, é a principal responsável disso. Antigamente era possível produzir a maior parte das embalagens necessárias em uma única tiragem, pois as opções de escolha eram menores. Hoje, são necessárias várias pequenas tiragens para atender a enorme variedade de produtos disponíveis.

2- Agregar valor: a forma digital de produção possibilita a customização, e como consequência também a regionalização e as versões únicas, complementadas por elementos de proteção e segurança. Podemos citar como exemplo as embalagens de remédios, que por regulamentação da indústria farmacêutica precisam ter cada uma um número de série diferente.

3- Maior agilidade para colocar produtos no mercado: Com a eliminação das gravações e matrizes utilizadas em processos antigos, as marcas conseguem satisfazer seus anseios de colocar seus produtos de forma mais rápida no mercado e com mais eficiência, principalmente numa época em que são demandados altos níveis de customização.

De modo geral, o mercado de impressão das embalagens pode ser dividido em cinco segmentos: papel-cartão, papelão ondulado, rótulos e etiquetas, embalagem flexível e especiais (existindo ainda outros subseguimentos).

O enorme potencial de crescimento em todos os tipos de impressão digital de embalagens é inquestionável, mas mais do que outros tipos de impressão, ele exige cuidados e detalhes, e também que os interessados façam seus deveres de casa, para conhecer não só a tecnologia, mas também a relação das marcas com as embalagens.

Referências 

signmaker.com.br

infosign.net.br

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