Qual o melhor vinil para sua empresa?

,

Saiba qual o tipo mais indicado para cada serviço, assim como qualidade e durabilidade.

As vantagens do Vinil são muitas, desde decoração, até envelopamento de veículos, ele da a oportunidade de comunicar e sinalizar sem causar danos à superfície do carro ou parede em que se encontra. Além disso, é possível trocar essa comunicação em pouco tempo, sendo assim uma estratégia acessível e de ótimo custo-benefício.

Hoje o mercado trabalha com várias marcas e tipos de vinis. Seja para plotar a frota de veículos da sua empresa ou fazer um adesivo para vitrine de sua loja, existe um modelo que se adequa mais para cada aplicação, que muitas vezes você não sabe, mas hoje vamos te explicar a diferença que existe entre eles.

Existem vários tipos de películas adesivas, e suas características determinam seu desempenho onde serão colocadas:

Vinil Calandrado 

É o adesivo mais comum usado no mundo da impressão digital, utilizado por 90% dos birôs de impressão para aplicar adesivos em paredes, rótulos, em placas de sinalização e muitos outros. dependendo de sua qualidade atende até mesmo envelopamento de carro com poucas curvas. A durabilidade média é de aproximadamente 6 mêses a 2 anos.

Vinil Fosco e Brilho 

Recomendados para projetos de longa duração, com durabilidade de aproximadamente 3 anos (lembrando que  a tinta pode sofrer desbotamento se exposta ao Sol). Muito utilizado na personalização e decoração de ambientes internos e externos, letras e outros formatos especiais, e para contenção de luz podendo ser aplicado em superfícies com curvas acentuadas e texturas leves.

Vinil Transparente

Assim como o vinil fosco e brilho, ele permite a impressão digital, mas neste caso preservando a transparência. Geralmente é utilizado para sinalização em vidros como vitrines de lojas, e para decoração de stands em feiras e eventos. Caso o cliente queira realçar algum texto ou imagem no vinil transparente é necessário utilizar o recurso tinta branca, no local onde for aplicada a tintas as cores ficarão mais destacadas.

Vinil Metalizado 

É capaz de reproduzir com perfeição efeitos de substratos metálicos, indicado normalmente para a sinalização interna de veículos ele também é usado com formato de logotipos, letras e números de recortes e até em formatos de rótulos, etiquetas e folha inteira para marcas que buscam sofisticação na identidade visual. A durabilidade média é de aproximadamente 1 ano.

Vinil Perfurado 

Também conhecido como seethru é aplicável em situações que o cliente precisa ter uma visão da parte interna para externa. Usado em vidros traseiros de carros, normalmente em épocas de política, ou para divulgar um serviços e eventos. Em consultórios e escritórios, o vinil perfurado é muito explorado para salas de espera. Ele é um vinil calandrado com micros furos que possibilitam a visão de dentro pra fora.

Vinil Cast 

É o vinil nobre do mercado de envelopamento, usado somente em aplicações complexas, por exemplo em caminhões com o baú corrugado, carros com muitas curvas, ou mesmo uma parede em tijolo. A diferença entre o calandrado e o cast é composição, pois cast tem o material fundido que não possui memória em sua constituição, ou seja, ele não tende a voltar.

Vinil Eletrostático

Esse tipo de vinil é fixo por estática no vidro ou metais pintados, dispensando o uso de cola, recebendo também impressão digital  o que o torna atraente para decoração de vitrines e outras ações em PDVs. Uma única dica para que o produto fique fixo com durabilidade é umedecer a área.

Antes de mais nada você precisa entender o que o seu cliente precisa, pergunte sempre qual é a durabilidade do projeto, em qual superfície de aplicação ele será instalado e  qual é o processo de imagem que será utilizado. A escolha do vinil ideal será definida através dessas questões, lembrando sempre que é importante comprar os materiais de boa procedência, aliada e boa qualidade das máquinas e tintas que você utiliza.

Referências 

wscomunicacao.com

infosign.net.br

blog.zapgrafica.com.br

www.printi.com.br

Comments

comments