6 TENDÊNCIAS DO MERCADO DE IMPRESSÃO DIGITAL PARA 2018

, ,

TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018

Nada melhor do que começar 2018 destacando as principais tendências do nosso ramo. Entre os maiores highlights está a constante necessidade e crescimento da personalização e o aumento do uso da tecnologia, possibilitando novos caminhos e facilitando os processos de produção.

Primeiramente, o sentimento que envolve o início deste ano no setor da impressão digital é o otimismo. Nos mercados desenvolvidos, a receita média mais do que dobrou, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015, o que nos garante a esperança de resultados ainda melhores para este ano, aliando-se ao fato da economia do país estar saindo o estágio de queda e caminhando para uma estagnação e possível volta de crescimento.

 

TECNOLOGIA A FAVOR DOS BIRÔS DE IMPRESSÃO

Trabalhos mais rápidos, just-in-time, prazos estabelecidos e personalização, são tendências que resultam da atual demanda dos nossos clientes e propiciam a adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print – processo que une internet e impressão digital, permitindo que o cliente final crie, edite e aprove uma impressão através do computador utilizando templates personalizáveis).

O aumento das impressoras multifuncionais inteligentes (MFPs) ajudará os fornecedores a capturar mais informações entre os SMBs ( Sistemas que gerenciam, controlam e demonstram resultados), proporcionando maiores oportunidades para ajudar a melhorar a produtividade e a eficiência, iniciando avanços que beneficiarão os fabricantes e os usuários finais.

 

SOFTWARES
TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018

Os principais fabricantes de impressoras serão forçados a aprofundar as  suas competências de softwares, eles devem relacionar-se com fornecedores de tecnologia (hardware e software) em busca de inovação.

À medida que as empresas procuram acelerar os processos baseados em papel, a experiência em software se tornará um dos diferenciais mais importantes na indústria de impressão.

Os fabricantes precisam principalmente, alinhar suas habilidades e processos para abordar novos desafios, como a segurança cibernética e a privacidade dos dados. Em meio a essas tendências, é inevitável surgirem novos parceiros em tecnologia de impressão.

Conforme as impressoras em rede vão se tornando cada vez mais parte do mundo conectado, os fabricantes não terão escolha senão participar de ecossistemas de mobilidade (desenvolver facilitadores), A Konica Minolta, por exemplo, já deu passos nesta direção ao fazer parceria com a Hewlett Packard Enterprise e outros fornecedores de tecnologia para a plataforma Workplace Hub Pro.

Softwares de Analise Preditiva virão a frente, um modelo de inteligencia artificial que aprende e analisa dados para definir automaticamente melhores processos e serviços para as empresas.

COMANDOS DE VOZ

Para finalizar as tendências tecnológicas, os avanços no reconhecimento de voz fluirão, embora os assistentes de voz virtuais para impressoras ainda estejam nascendo, o conceito já esta disponível em algumas máquinas.

 

SUBLIMAÇÃO

Sendo o Brasil o quarto maior parque produtivo de confecção e malhas, quinto maior produtor têxtil  e segundo maior produtor de Jeans do mundo, é possível notar uma alta do setor têxtil no país.

Com a atual influência da transição da produção em massa para a personalização em massa, a indústria da impressão digital têxtil está e continuará em alta no país pelos próximos anos.

TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018 TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018 TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018 TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018

A indústria já registrou um crescimento de cerca de 3,5% em 2017, gerando mais de 3 mil postos de trabalho e aumentando a quantidade de pessoas empregadas no setor.

Algumas pesquisas realizadas recentemente, indicam que esse mercado tem previsão de crescer cerca de 17,5% nos próximos cinco anos, alcançando assim valor de mercado de cerca de U$2,6 bilhões. Essa rápida expansão vai ser influenciada por uma série de fatores, tendo entre os principais deles alguns citados neste material, envolvendo inovações técnicas, quantidade e nível da demanda dos clientes.

 

PERSONALIZAÇÃO E EMBALAGENS

Além da grande parte da indústria têxtil, o ramo da personalização também conta com arquitetos e designers de interiores que estão, cada vez mais, seguindo a tendência da personalização, procurando novos materiais e aplicativos para ajudá-los nessa tarefa. Papéis de parede, estofamentos, persianas e telas impressas digitalmente são apenas algumas das novas aplicações nesse mercado imenso que não para de crescer.

TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018 TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018 TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018 TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018 TENDENCIAS DO MERCADO DE COMUNICAÇÃO VISUAL 2018

Além dos impressos grandes existe a necessidade de impressos menores, como embalagens e etiquetas personalizadas, alimentando uma grande oportunidade de crescimento.

A impressão digital reduziu a barreira que muitas empresas tinham para entrar neste segmento, que podemos dizer ser praticamente imune às diferentes opções eletrônicas.

 

ELEIÇÕES 2018

ELEIÇÕES 2018 ELEIÇÕES 2018

Além de todas as novidades do setor, o ano de 2018 também conta com o período eleitoral, que faz com que a produção gráfica de comunicação visual aumente de forma crescente durante o ano, sendo o investimento ainda maior no segundo semestre, que é quando os candidatos querem ter ainda mais visibilidade e precisam investir . Milhares de santinhos, cartazes e banners são impressos todos os dias nas gráficas, por todo o Brasil, sendo possível praticamente dobrar o faturamento aumentando.

CONCLUINDO

Pra começar esse ano com o pé direito, é importante traçar os objetivos e metas a serem atingidos pela sua empresa e tentar incorporar ao máximo as tendências de produção e tecnologias ao seu dia a dia, aliando-as a necessidade de seus clientes da melhor forma possível.

Invista no seu negócio, em tendências e novas tecnologias, faça a sua empresa crescer cada vez mais.

Referencias:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia

http://www.abit.org.br/

https://www.smitherspira.com/industry-market-reports/printing

http://www.rocklamanna.com/

http://www.louellafernandes.com

https://www.inkworldmagazine.com/

http://www.grandesformatos.com/

http://infosign.net.br/

http://g1.globo.com/politica/eleicoes

Comments

comments