A INFLUÊNCIA DA COPA DO MUNDO PARA A COMUNICAÇÃO VISUAL
A proximidade da Copa do Mundo Russia 2018 já está impactando a economia brasileira, a expectativa da chegada da copa da Russia já foi sentida pela nossa indústria. Os números de produção industrial do mês de fevereiro cresceram 1,7% em relação ao mês anterior no setor de bens duráveis, e 41,1% na categoria da linha marrom.
Essa melhora e crescimento também chegaram ao mercado da comunicação visual, muitas das empresas que atuam no segmento já estão comemorando o aumento das vendas e consequentemente o maior faturamento.
Como a Copa do Mundo continua sendo o maior evento esportivo do mundo, muitas marcas das mais diferentes categorias e segmentos tentam atrair os consumidores e aumentar as vendas falando de futebol, na maioria das vezes por meio de promoções, propagandas e eventos (além das mídias sociais, é claro).
A utilização de banners, outdoors, displays e outras impressões internas e externas de grande formato crescem junto com essa demanda e com a produção das redes de gráficas.
Mas o pioneiro do segmento esse ano é mercado de brindes e personalizados, o primeiro a ganhar fôlego com o evento, a copa trás uma alta significativa nas vendas desse mercado, com previsão de aumento de pelo menos 30% no faturamento e a tendência é que a demanda aumente ainda mais com a chegada da data de abertura do evento.
Apesar dele ainda não ter começado, as empresas já trabalham desde o início do ano em ritmo acelerado, para garantir que os produtos a tempo até o consumidor. Entre os mais procurados estão squeezes, canecas para chopp e cerveja, porta latas, balde de gelo, kit torcedor, cornetas e copos personalizados.
Já que a maioria das ações publicitarias e de marketing ao longo do ano tem como principal tema o futebol, é importante investir nesse mercado mas também tomar alguns cuidados, o marketing relacionado a copa do mundo requer algumas restrições e cuidados principais:
1 – Uso das Marcas e Imagens Fifa
A Copa do Mundo e todas as suas marcas, incluindo Copa do Mundo, Rússia 2018 e outras, são de uso exclusivo de quem as registrou e de seus patrocinadores, sendo necessário direito de imagem para utilização.
2- Ações de Marketing
Se sua empresa ou marca não forem patrocinadores oficiais do campeonato, é proibido realizar ações promocionais ou eventos levanto esse nome.
3- Falsificação de produtos
Somente os patrocinadores podem vender produtos como camisetas pelúcias, chaveiros, chinelos, ingressos com os slogans e imagens relacionados á FIFA.
4- Seleção Brasileira
A CBF e a FIFA são entidades totalmente diferentes e separadas, sendo necessário utilizar símbolos e imagens relacionadas á CBF e seus patrocinadores separados dos da Copa do Mundo.
Apesar da cautela necessária para anunciar temas relacionados á Copa, o mercado gera um lucro significativo para o país, e os esforços feitos principalmente no ramo da impressão de grandes formatos e personalização valem a pena, sendo na maioria das vezes bastante lucrativo.
Referências