Além de todas as novidades do setor, o ano de 2018 também conta com o Período Eleitoral, que faz com que a produção de comunicação visual aumente de forma crescente durante o ano, sendo o investimento ainda maior no segundo semestre, que é quando os candidatos querem ter ainda mais visibilidade e precisam investir. Milhares de santinhos, cartazes e banners são impressos todos os dias nas gráficas, por todo o Brasil, sendo possível praticamente dobrar o faturamento.![eleições 2018 eleições 2018](https://megagraphic.com.br/wp-content/uploads/2018/06/post-eleicoes-imagem-geral-.jpg)
Especialistas afirmam que além de elaborar discursos e separar roupas apropriadas, a comunicação visual é imprescindível para um bom desenvolvimento na campanha. Segundo professores de marketing renomados da ESPM, a imagem do candidato só passa a ter credibilidade quando está diretamente alinhada ao seu discurso. Desde as roupas que eles utilizam, até a linguagem visual utilizada nas campanhas visuais impressas, todas elas precisam interagir entre si.
Como já falamos no post da semana passada, a Propaganda Eleitoral tem muitas regras, e todas elas precisam ser observadas e seguidas a risca. Algumas mudaram em relação as eleições de 2012 e 2014, principalmente as relacionadas a elementos impressos. Ainda é permitido colocar adesivos nos carros, fazer propaganda em via pública e contratar panfleteiros (todos esses com suas determinadas restrições), mas que movimentam as áreas da comunicação visual e da impressão digital em todas as regiões do país.
Adesivos
O único tipo de material gráfico que é permitido colar em vidros de carros é o adesivo microperfurado, que são materiais aderentes com vários pequenos furos que não bloqueiam a visibilidade e eles são produtos consagrados em épocas de eleição. Nas outras áreas do veículo é permitido fixar adesivos ou papéis, desde que não excedam o tamanho 50x40cm.
Por serem os únicos modelos que a legislação eleitoral permite em vidros de veículos, os adesivos perfurados têm sido um grande sucesso nestas eleições.
![eleições 2018 eleições 2018](https://megagraphic.com.br/wp-content/uploads/2018/06/adesivo-carro-eleicoes-300x235.jpg)
Amplamente usados na publicidade de empresas, os adesivos, tanto os perfurados quanto os de para-choque, têm como principal benefício em uma campanha política, a possibilidade de atingir um grande número de pessoas em lugares diferentes.
Ao contrário de panfletos, santinhos, jornais eleitorais e outros produtos gráficos, os adesivos para carros são feitos para transmitir pequenas quantidades de informação. Sendo assim, opte por informações curtas e diretas.
Banners e Cartazes
São impressos de alta resolução
![eleições 2018 eleições 2018](https://megagraphic.com.br/wp-content/uploads/2018/06/banner-eleicoes.jpg)
que oferecem uma ótima qualidade e baixo custo sendo um dos materiais mais utilizados e recomendados para propaganda política.
São permitidos somente em imóveis particulares ou locais reservados.
Cartão de visita
O cartão de visita é imprescindível no mundo dos negócios, e para um candidato político não poderia ser diferente. Ele confere credibilidade e permite reunir, em pouco espaço, os contatos, áreas de atuações e principais competências do candidato, além de ser possível inserir também site e redes sociais.
Santinho
Tradição nas eleições, o santinho é um impresso com preço mais baixo, que facilita o investimento e
![eleições 2018 eleições 2018](https://megagraphic.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Post-eleicoes-2-santinhos--495x300.png)
garante maior lucro ao revendedor.
Propaganda com informações mais simples como nome, número e pequenas propostas de campanha eleitoral que normalmente estão disponíveis para impressões em grande escala.
Folder
Com baixo investimento e alta qualidade de impressão, os folders e malas diretas garantem rápido retorno em ações de marketing eleitoral divulgando candidaturas, compartilhando ideias, apresentando propostas de campanhas e consequentemente, estreitando a relação entre candidato e eleitor.
Colinha e Praguinhas
Muito utilizada entre os candidatos, a colinha política pode ser distribuída aos eleitores e tem como objetivo lembrar os números dos candidatos nos quais pretendem votar.
Já as praguinhas ou bottons, como também são conhecidas, são aqueles adesivos de forma circular e podem ser distribuídas ao público e possui informações relativas ao candidato como nome, partido, número, slogan de campanha e foto.
Podemos concluir com todas essas possibilidades que com o período das eleições, novas oportunidades surgem para alavancar as vendas do seu negócio, pois a demanda por materiais gráficos cresce e os candidatos precisam divulgar a campanha para os eleitores e assim, terem maiores chances de se elegerem. Só é preciso ficar antenado aos principais pontos da legislação e ajudar seus clientes para não terem problemas com a Justiça Eleitoral, agregando assim valor ao atendimento.
Referências
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