COMO MANTER SUA EMPRESA FATURANDO NO PERÍODO DE CRISE

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6 Dicas essenciais pra não quebrar no período de recessão

A pandemia do COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS causou impactos significativos em toda a economia do país, principalmente nos pequenos e médios negócios.
Com menos dinheiro, queda das vendas e grande incerteza no mercado, o empreendedor precisa encontrar saídas para manter a produtividade e aumentar o nível de confiabilidade nos controles internos.

Abaixo 6 alternativas para manter sua empresa faturando mesmo em momentos de crise:

1- Não ignore a crise

Por mais que seja o desejo de todos, a crise não deixará de existir de um dia pro outro se você simplesmente tentar ignorá-la. O que pode acontecer é sua empresa entrar em uma espiral de declínio e acabar em situação ainda pior. O segredo é, portanto, encarar de frente esse tempo e tirar o maior proveito possível da situação.

2- Controle financeiro e eliminação de desperdícios

Fazer uma revisão completa de todo o seu planejamento financeiro é também uma das primeiras medidas a serem tomadas. Cortar despesas desnecessárias e congelar projetos que não precisam ser colocados em prática de imediato, além de controlar todas as sobras de dinheiro para manter sua empresa rodando até que tudo se estabilize novamente.

Muitas vezes os gestores se esquecem que há desperdícios acontecendo em muitas partes da empresa que, se eliminados, ajudam bastante no faturamento.
Sendo assim, procure listar todos, reunindo seu time e outros gestores (se houver), para a discussão sobre o que está sendo desperdiçado, e assim conseguir realizar ao máximo todas as economias, antes que seja necessário desligar os funcionários ou tomar medidas mais drásticas.

3- Promova Liquidações

Elas são muito importantes para que sua empresa continue faturando. Apesar de parecer que você está colocando tudo a perder, fazendo seu estoque girar, você garante uma entrada de dinheiro maior e se livra do que está parado há muito tempo, sendo muito importante você reduzi-lo para mesmo em meio a crise otimizar seu capital de giro.

4- Foque nos seus clientes Como a tecnologia ajuda empresas na crise | EXAME

Nesse período é essencial que você retenha clientes praticamente a todo custo. Criar ou até mesmo manter um clube de fidelidade pode te ajudar a continuar faturando com seu negócio graças a seus consumidores já habituais.
Aproveite para rever o seu modelo de negócios e a sua forma de entregar produtos, agregue serviço e também valor. Por exemplo, se você tem uma loja física, um pequeno varejo, inove, ofereça serviços aos seus clientes em casa.

5- Use e abuse da internet e da tecnologia

A internet e suas tecnologias vão te ajudar tanto na divulgação dos seus produtos nos canais online, complementados pelo serviço de atendimento a distância e delivery, quanto na flexibilidade dos seus colaboradores, permitindo que eles trabalhem à distância e evitando grandes aglomerações que causam riscos à empresa.

6- Planeje como será após a crise

A previsão geral é que os impactos da pandemia no funcionamento das empresas deve durar no máximo 4 mêses. Aproveite esse tempo de pausa para rever seu negócio e planejar o futuro. Se possível, ao invés de reduzir o número de funcionários, incentive-os usar seu tempo para atualizar informações sobre os clientes, perfil, preferencias, sistemas internos, aprimorar habilidades e criar novos produtos e serviços para estarem melhor preparados para a eventual recuperação, pois o planejamento de recuperação precisa começar enquanto você ainda está reagindo à crise.

Referências

dinheirama.com

exame.abril.com.br

gerencianet.com.br

sebrae.com.br

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